Apresentação
Onde tratar
Medicamentos
Guia para o controle de DST/AIDS
Tira-dúvidas

    home     Tratamento      MEDICAMENTOS
Medicamentos

Os medicamentos para o tratamento das DST e AIDS são baseados em protocolos do ministério da Saúde. Estes medicamentos são todos gratuitos e estão disponíveis nas unidades públicas de saúde. Os medicamentos para DST estão disponíveis em TODAS as unidades de saúde do município de São Paulo, já os medicamentos para o tratamento da AIDS encontram-se somente nas unidades de atendimento especializado (SAE, AE e CR) que são cadastradas junto ao Ministério de Saúde como pólos dispensadores de antirretrovirais.

Os antirretroviaris são medicamentos utilizados para o tratamento da AIDS (sigla de Síndrome de Imunodeficiência Adquirida em inglês). Eles são assim chamados pois combatem o retrovírus causador da AIDS, o HIV (sigla de Vírus da Imunodeficiência Humana em inglês). Os antirretrovirais agem reduzindo a população viral (carga viral) o que possibilita ao organismo refazer suas defesas (aumentar o número de linfócidos T4) e evitar, desta forma, as infecções oportunistas. É importante lembrar que nem todos os portadores do HIV fazem o tratamento. O início da terapia não é imediato ao diagnóstico, podendo-se passar algum tempo antes de ser necessária a introdução do medicamento. No entanto, é imprescindível que após o diagnóstico inicie-se um acompanhamento médico periódico que evitará infecções e futuras complicações.

Se você já faz tratamento antirretroviral, lembre-se que ele não promove a cura e sim controla a replicação viral. Portanto, a adesão ao tratamento é importante para evitar as resistências virais que podem levar à falta de alternativa terapêutica. Mesmo fazendo o uso de terapia antirretroviral a preocupação com a prevenção não deve ser descartada. Outras pessoas ainda podem ser contaminadas e outras cepas de vírus (mutantes) ainda podem contaminar você.

Clique aqui e descubra uma unidade de DST/AIDS para aconselhamento e tratamento.